Como oferecer mais possibilidades de engajamento de audiência em eventos online?

Como oferecer mais possibilidades de engajamento de audiência em eventos online?

Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Ago 17, 2023

Conheça a importância de oferecer mais possibilidades de engajamento para o seu público nos eventos online e a relevância dessas ações para os resultados!

O ser humano, por natureza, deseja se engajar e não só o ser humano, quase a totalidade dos seres vivos. Até mesmo as pessoas mais tímidas se soltam quando não se sentem pressionadas ou em ambientes desconfortáveis. E a retenção de desejo de participação em vários momentos da sociedade é algo que a própria sociedade construiu. 

Quando crianças, aprendemos a não interromper o professor ou os adultos. Se na sala de aula uma criança faz várias perguntas, já é chamada de CDF ou considerada “chata” demais para os colegas. Numa palestra, sempre é um número reduzido de pessoas que têm coragem de fazer perguntas com microfone aberto, ou pior ainda, ter que levantar para se expor durante sua opinião ou questionamento.

A interação no mundo virtual – engajamento de audiência

Mas no mundo virtual não há timidez. Aliás, muito pelo contrário, a sociedade hoje em dia se sente muito à vontade de criticar, caçoar e até mesmo xingar as outras pessoas, por estarem protegidas pela tela do computador. Evidentemente alguns comportamentos são indesejados, mas a realidade é que em um ambiente virtual, as pessoas se soltam mais. E por isto que o momento “ao vivo” de um evento deve ser explorado ao máximo.

Diferentemente de outras plataformas de streaming, como o Youtube ou redes sociais, a única maneira das pessoas interagirem é pelo chat. Fora isso, ferramentas de reuniões virtuais também focam no chat suas interações, e se o evento não contar com muitos participantes, o mesmo pode ser realizado numa sala de reunião virtual, em som e vídeo por parte dos participantes. Mas realizar evento em ferramenta de reunião fica horrível, concorda?

A importância de uma plataforma profissional

Com uma plataforma profissional de eventos híbridos ou online, a coisa muda.

Eventos híbridos permitem que durante as palestras (ou seções de apresentações e dissertações), as pessoas presentes no evento possam abrir a mesma plataforma que as pessoas online estão assistindo, e interagir pelas mesmas ferramentas disponibilizadas em cada etapa do evento. 

Ou seja, a interação ocorre entre ambos os públicos. As pessoas presentes podem fazer perguntas pelo microfone local, e as pessoas online podem entrar ao vivo para fazer uma pergunta em som e vídeo da mesma forma, através de um setup de produção que permita realizar isto de uma forma simples. Sem falar que um evento híbrido o palestrante pode estar remoto, e se engajar com a audiência tanto presencial quanto online, da mesma forma.

Mesmo que um evento seja 100% online, não importa o tamanho da audiência, pois hoje já conseguimos derrubar a barreira de milhares de pessoas num ambiente virtual, pedir para falar com o palestrante, e este entrar ao vivo para fazer seu questionamento ou debate. Ou seja, não importa o tamanho do seu público, é possível fazer qualquer pessoa participar de forma pessoal e direta.

O uso de ferramentas de enquetes, quiz, nuvem de palavras, ranking de respostas corretas, dentre outras finalidades, podem ser usadas por ambos os públicos também. Usando uma ferramenta para eventos híbridos ou 100% digitais, também permite que cada seção do evento (ou palestra), tenha uma configuração diferente com relação ao engajamento. Não podemos esquecer que cada palestrante, diretor de empresa, professor ou outro personagem principal daquele momento, tenha sua dinâmica também, e isto facilita na hora de criar o roteiro da apresentação e interação dos participantes.

O uso de ferramentas para gerar interação da audiência

Além das soluções expostas acima, numa plataforma profissional, é possível agregar ferramentas externas que façam sentido para o momento. Por exemplo, ao colocar um formulário de perguntas ao lado da sala de transmissão, é possível incluir um e-commerce para as pessoas já efetuarem suas compras durante o evento. É possível inserir um site dentro da sala de transmissão para as pessoas navegarem enquanto assistem à programação. Enfim, não há limites quando se utiliza uma plataforma realmente voltada para eventos digitais ou híbridos.

E não vamos esquecer dos “stands digitais”. Estes são usados em uma estrutura diferente das salas (sempre dentro do próprio evento), onde o objetivo não é dar uma palestra, mas sim expor produtos, serviços, ideias, conceitos, tudo com muito engajamento. As mesmas funcionalidades de engajamento de salas são possíveis de alocar num stand digital, deixando o “expositor” (que pode ser um departamento interno da empresa) conectar-se diretamente, e ao vivo, durante um evento. 

Além destes dois ambientes que uma plataforma de eventos oferece, temos também a área de network, onde cada participante cria um cartão de visitas digital e permite que as outras pessoas do evento peguem seus contatos, aumentando ainda mais o engajamento, mas agora entre as pessoas. Para eventos de network isto é fundamental, pois facilita em muito a coleta de contatos, que ainda são feitas via chat, ficando uma confusão e ninguém conseguindo salvar as informações das outras. 

Notem que a crítica para eventos online, de que não tem o engajamento como um presencial, é inverídica. Claro que ainda não resolvemos como fazer uma rodada de chopp online, mas quem sabe em breve esta barreira seja quebrada.

Conheça as nossas soluções, acesse nosso site e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Digiclowdengajamentoeventos digitaiseventos online
Andreas Wiemer

Andreas Wiemer

Gestor de empresas, com nove anos de experiência internacional de vendas no mercado europeu e asiático, Co-Fundador do Grupo Confidence Câmbio, maior do país, também atuou por 3 anos como CEO da Travelex Brasil. Sócio-fundador da LedCom, mais de 10 anos de experiência no mercado de eventos e clientes como Rock’n Rio, Multishow, entre outros.

Veja também

Blog

Transmissão ao vivo para eventos online – quais as vantagens e possibilidades?

Blog

Streaming: como disponibilizar conteúdos de forma organizada e atraente